Uma forma de fermentação do leite bastante popular em algumas regiões que produz uma bebida láctea mais espessa e com um grau de acidez determinado pelo tempo de preparo. Dependendo do processo, seu teor alcoólico pode variar entre insignificante até 3%, podendo haver produção de gás e gerar uma bebida efervescente.

O Kefir de leite é uma comunidade de leveduras e bactérias que formam grânulos esbranquiçados e arredondados, visíveis a olho nu. A biologia do kefir é realmente fascinante, pois é de evolução espontânea e grande resistência, mas de tamanha complexidade que até o momento não foi possível se reproduzir em laboratório. Os grãos do Kefir são compostos de 30 tipos diferentes de micro-organismos, sendo que mais da metade deles ainda não foi nomeada pela ciência, enquanto outros são fermentadores conhecidos ( Lactobacilli, Leuconostoc, Acetobacter, Saccharomyces…).

Os grãos de Kefir são sempre recebidos por doações e é sempre possível encontrar entusiastas dispostos a compartilhar não só os grãos, mas também experiências e receitas. Por se tratar de um alimento vivo, lembre-se sempre de utilizar potes e utensílios limpos, evitando que entrem em contato com metal. Para a fermentação, não é necessário um controle rígido de temperatura e nem tem qualquer mistério: basta adicionar uma colher de sopa bem cheia dos grãos em cerca de 1 litro de leite, tampar com um paninho e aguardar o processo. Dependendo do local que você mora, poderá ter o produto final entre 12 e 48 horas, já que o que define a velocidade da fermentação é a temperatura ambiente.

O Kefir está pronto quando estiver mais espesso e é hora de coar, transferir os grãos para um frasco limpo e adicionar mais leite. A quantidade de colônia aumenta rapidamente, dobrando a cada 10 dias e a quantidade de leite deve acompanhar esse crescimento, mantendo a proporção. Caso a produção esteja excessiva, você pode doar parte dos seus grãos ou colocá-lo na geladeira para reduzir a atividade. O mais interessante são as inúmeras possibilidades deste alimento, podendo gerar uma imensa gama de subprodutos, como as bebidas lácteas de soro, cream cheese, queijo, bolos e o que mais sua criatividade permitir!

Além de ser um alimento super saboroso e nutritivo, também é um poderoso aliado da saúde, pois ajuda a equilibrar a flora intestinal pelo seu efeito probiótico e reduz o risco de osteoporose pela presença do cálcio e da vitamina K2. Vários estudos indicam também uma ação inibidora de células tumorais, melhora em problemas digestivos e também nos sintomas de alergia e asma.

Delicioso, saudável, sustentável e nutritivo! Agora que você já conhece o Kefir de leite, que tal iniciar sua produção?