Fermento natural para panificação, também conhecido como Sourdough, faz deliciosos pães com sabores únicos.

Você pode preparar deliciosos pães e outras receitas!

Agora vamos à receita que eu uso e funciona super bem!

Como alimentar:
80g de levain
100g de agua
100g de farinha

Mistura em um vidro alto (uso o de palmito 500g peso líquido) e deixa coberto com um pano por cerca de 8 horas fora da geladeira. É importante observar para se adaptar às mudanças de temperatura: no frio demora mais e no calor é mais rápido. Para saber, é só você observar a altura que ele está no vidro (esse é o jeito que acho mais fácil) ou a quantidade de bolhas. Se você usar o vidro que falei, ele deve estar mais ou menos a 1 dedo da borda. Caso perceba que ele cresceu e já está começando a abaixar já está pronto!

Durante o tempo de crescimento fora da geladeira deixar tampado só com um pano. Para guardar na geladeira, tampe bem pra não ressecar. O ideal é alimentar toda semana, mas já deixei o meu 1 mês sem alimentar e ele sobreviveu, fica bem mais fraco e precisa reativar, aí alimentei 2 dias seguidos e ele voltou ao normal. Não faça isso como rotina, estou contando só para você saber que quando viajar ele vai ficar bem…

Para fazer o pão

100g de levain ativo (o ideal é que alimente primeiro e use depois)
500g de farinha (pode ser comum ou integral até 50% se o seu levain for de farinha branca)
350g de agua (pode chegar até 450, dependendo da farinha)
10g de sal

Misture tudo e vá puxando a massa para cima com carinho para sovar a massa! Deixe 1h fora da geladeira, depois tampe e guarde na geladeira para que fermente lentamente (mínimo 4 horas, mas gosto de fazer com 2 dias, fica mais saboroso). Depois retire da geladeira, enfarinhe a mesa e faça as dobras com o recheio que preferir (amo com chimichurri e castanha do pará). Deixe descansar até crescer (aqui em casa são mais 3 horas) em cima da folha de bananeira preparada. Preaqueça o forno com a panela vazia dentro por 30min a 260graus. Corte uma cruz no topo da massa (eu uso tesoura, pois as facas costumam amassar ao invés de cortar) e coloque na panela já quente (carregue pela folha de bananeira, a massa é meio mole mesmo) e tampe. Asse por 20 minutos tampada a 260graus. Retire a tampa e abaixe o fogo a 205 graus e asse por mais 40 minutos. Retire do forno e transfira ainda quente para a grade do fogão (se você tiver a grade própria melhor) para evitar dele suar e amolecer a casca.